Perguntas Frequentes

Confira as principais dúvidas que surgem na hora da locação.

Como Funciona?
- Ser maior de 21 anos.
- Apresentar CNH válida e definitiva.
- Apresentar cartão de crédito válido com emissão bancária em nome do locatário para realizarmos a pré-autorização da locação.
- Todos os documentos precisam ser originais.
Posso alugar sendo menor de 21 anos?
Sim, autorizamos a Locação Jovem entre 19 e 20 anos, desde que já possua a CNH definitiva e válida. Consulte o valor em nossas lojas ou pelo canais de contato. (whattapp, Telefone, e-mail).
Consigo alugar com minha CNH vencida ou que vai vencer?
O Código de Trânsito Nacional estabelece que o condutor tem o prazo e tolerância de 30 dias corridos a contar da data de vencimento para providenciar a renovação de sua CNH, sendo assim, se a sua locação coincidir com a data de prazo e tolerância de renovação, você poderá alugar conosco ainda com a antiga CNH, caso contrário, se faz necessário apresentar o novo documento já com a data renovada.
Se eu não tiver o cartão de crédito em meu nome com emissão bancária consigo alugar?
Buscando uma saída para esta situação, criamos a autorização do responsável financeiro da locação, que por uma taxa única aceitamos o cartão de crédito válido com emissão bancária de outra pessoa que não possui CNH ou não conduzirá o veículo locado, sendo fundamental que esta pessoa esteja presente no momento da retirada para seguirmos com os trâmites cadastrais.
O que é proteção?
Proteção corresponde ao valor diário contratado e pago pelo locatário para fazer jus a cobertura de riscos ao veículo locado, seus ocupantes e terceiros. Para sua maior segurança, a COTAC oferece diferentes tipos de proteção.
Posso alugar um veículo sem proteções?
Sim, é possível, porém nos casos de não contratação das proteções a pré-autorização (valor bloqueado no cartão de crédito) será de R$ 12.000,00, para veículo até grupo G, e R$15.000,00 para demais categorias, e o locatário assumirá total responsabilidade por todos os eventuais danos que possam ocorrer com o veículo locado, assumindo também a responsabilidade civil contra seus ocupantes e terceiros. Reforçamos que o veículo locado só será coberto pela Proteção contratada se todos os motoristas estiverem cadastrados no contrato de locação.
Como saberei se recebi uma infração de trânsito no período de minha locação?
Através do contrato de locação, que define o período de utilização do veículo, conseguimos identificar o cliente responsável pelo nosso veículo na data e horário da multa. Desta forma, seguimos com os trâmites de indicação de condutor ao Detran. Após este processo, notificamos o cliente.
Quem deve realizar a indicação de condutor ao Detran?
A Cotac, por ser a proprietária do veículo locado, é a responsável em realizar a indicação de condutor no prazo pré-estabelecido pelo Detran para cada auto de infração. Diante desta obrigação, nosso contrato de locação está respaldado por uma procuração de multas para procedermos com este trâmite.
Quando o contrato de locação possui condutores adicionais, quem é indicado em caso de infrações de trânsito?
Concedemos a permissão ao locatário que autorize outros condutores à condução do veículo locado, sendo o responsável principal para tudo o que ocorrer no contrato de locação, inclusive multa de trânsito que será automaticamente indicada em seu nome, conforme rege procuração de multas em contrato de locação.
Como são cobradas as infrações de trânsito?
A cobrança ocorre do cartão de crédito apresentado na retirada do veículo para pré-autorização e garantia de extras.
Recebi uma fatura e boleto de cobrança de uma infração de trânsito, por quê?
O cartão de crédito apresentado na retirada do veículo é a primeira opção de cobrança quando ocorre uma infração de trânsito, no entanto, caso nossa equipe financeira não obtenha sucesso na tentativa de cobrança, automaticamente nosso sistema emitirá um boleto de cobrança que será direcionado ao endereço de cadastro do cliente.
Posso utilizar o veículo fora do território nacional?
Alugamos nossos veículos para circulação exclusivamente em território brasileiro, não é permitida a saída de nossas fronteiras. Em casos de problemas mecânicos/ elétricos com o veículo locado o serviço de socorro por guincho cobrirá a distância de até 300Km.
Por quanto tempo minha reserva fica garantida caso ocorra atraso da previsão de retirada?
A Locadora manterá a disponibilização do Veículo reservado até o prazo máximo de 1 (uma) hora após o horário previsto para sua retirada, desde que este prazo esteja dentro do período de funcionamento normal da loja. Passado esse período sem que o Locatário tenha comparecido à loja, haverá a ocorrência de No Show, ficando o Veículo liberado para locação a terceiros eventualmente interessados.
O que é cancelamento por no-show?
Quando o cliente não comparece para retirar o veículo reservado.
Preciso devolver o veículo com tanque cheio?
Nosso cliente recebe o veículo com o tanque cheio e ao devolvê-lo precisa estar cheio também. No entanto, pensando em oferecer comodidade e praticidade aos nossos clientes, criamos o produto Tanque Cheio que, se contratado previamente na reserva ou antes da retirada do veículo, permite que você o devolva com o tanque vazio.
O que representa uma diária?
A partir da data e horário de retirada do veículo (informação no contrato de locação), contamos 24 horas, este período corresponde a uma diária.
Hora extra, quanto custa e como é cobrada?
A hora extra corresponde a 1/4 (um quarto) do valor da diária contratada. Caso a devolução ocorra a partir de 4 horas extras, como o valor de cada hora extra corresponde a 1/4 (um quarto) do valor da diária contratada, automaticamente nosso sistema cobrará uma nova diária ao invés de continuar cobrando por hora excedente, o que seria mais caro do que cobrar uma nova diária.